Quando falamos em obesidade, é comum associá-la a comorbidades como diabetes, hipertensão, colesterol alto, doenças cardiovasculares, entre outras. Porém, o que muita gente não sabe é que pessoas obesas também estão sujeitas à desnutrição, por mais contraditório que isso pareça.
Pensando em esclarecer melhor este assunto, eu desenvolvi este conteúdo, que trata sobre os detalhes desta relação. Confira!
Causas da obesidade
A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo excesso de gordura corporal. Entre as principais causas estão comer em excesso, gasto calórico diminuído, facilidade em acumular gordura ou dificuldade de queimá-la. Isso sem contar os fatores genéticos e doenças hormonais.
Porém, nem sempre comer muito é sinal de estar bem nutrido, pois muitas vezes a pessoa se alimenta em demasia, porém de forma errada. Ou seja, não ingere os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Como uma pessoa obesa pode estar desnutrida?
Agora que você já sabe que nem sempre quantidade significa qualidade, vou explicar como uma pessoa obesa pode estar desnutrida. A desnutrição é uma condição nutricional desequilibrada, ou seja, o organismo sofre com a deficiência de um ou mais nutrientes essenciais para a sua manutenção, como ferro, zinco, cálcio e vitaminas A, E e C.
Na maioria dos casos, para uma pessoa se tornar obesa, ela vem praticando alguns maus hábitos nutricionais em sua vida, com uma dieta rica em gordura, açúcares e alimentos processados, e pobre em nutrientes. Por isso, o resultado dessa combinação, muitas vezes, será a desnutrição.
É possível reduzir a obesidade e a desnutrição?
O tratamento da obesidade consiste em mudanças de hábitos, aliando a reeducação alimentar à atividade física. Consequentemente, o novo tipo de alimentação também reverterá o quadro de desnutrição.
É muito importante frisar que as pessoas devem fugir das dietas da moda que, por serem restritivas, costumam ser pobres em nutrientes, fazendo com se elimine peso, mas não necessariamente gordura. Além disso, no caso de desnutrição, a condição pode piorar.
A dieta ideal deve ser variada, colorida e natural, contendo frutas, legumes e verduras, ou minimamente processados. Estes alimentos, junto às proteínas, carboidratos e outros, possuem os nutrientes necessários e, aliados ao exercício físico regular, ajudam a emagrecer da forma correta. Lembre-se: o ideal é consultar um nutricionista para avaliação.
Desnutrição pode causar obesidade?
Já sabemos que uma pessoa obesa, muitas vezes, por seus hábitos alimentares errados, pode se tornar desnutrida. Mas o inverso também pode acontecer.
Isso porque a deficiência de certas vitaminas e minerais pode dificultar a perda de peso e, consequentemente, auxiliar no ganho de gordura corporal. O resultado já conhecemos: obesidade.
Espero que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você. Acompanhe as minhas redes sociais para saber mais sobre este e outros assuntos relacionados.