Quem sofre de inchaço pode contar com importantes aliados: os alimentos diuréticos. Isso porque, como são ricos em água, eles ajudam a aumentar a secreção urinária e, com isso, eliminam toxinas que entram no organismo, seja pelo uso de medicamentos, dieta, entre outros.
Esses alimentos também auxiliam na saúde intestinal, combatendo a prisão de ventre e evitando inchaço na barriga. Além disso, contribuem com a prevenção e o tratamento de doenças, como infecção urinária e pressão alta, por exemplo.
Se você chegou até aqui, provavelmente está buscando mais informações sobre o assunto. Então, está no lugar certo! Saiba porque a retenção de líquidos acontece e quais itens devem ser inseridos em seu cardápio a partir de agora.
Por que as pessoas, principalmente as mulheres, sofrem com inchaço?
Na maioria das vezes, o inchaço se deve à retenção de líquidos pelo organismo, ou seja, excesso de água que acaba se acumulando entre as células. Isso se dá de diferentes formas entre as pessoas. Para ficar mais claro, algumas incham no corpo inteiro, enquanto outras têm o problema em regiões específicas, como nas panturrilhas, tornozelos e pés.
Além disso, é natural as mulheres incharem mais do que os homens. O principal motivo é a composição hormonal. Elas possuem mais estradiol, hormônio que atua não somente no ciclo menstrual e nas características fisiológicas femininas, mas também na retenção de sódio. Esse, por sua vez, é hidrófilo, absorvendo água e aumentando a sensação de inchaço.
Vale citar que, quando não há a hidratação adequada com água, os níveis de sódio se elevam e, consequentemente, a retenção aumenta.
Outro aspecto é em relação ao intestino, pois as mulheres normalmente têm mais prisão de ventre do que os homens. Além da sensação de aumento do abdômen, também há mais retenção de toxinas e líquidos.
Por fim, alterações vasculares, como as varizes, bem como doenças da tireoide, rins e coração podem causar o problema em ambos os sexos. Por isso, identificar a causa para o inchaço, quando recorrente, é fundamental.
Conheça 5 alimentos diuréticos
Agora que você já sabe alguns dos motivos pelos quais o inchaço e a retenção de líquidos acontecem, chegou o momento de conhecer cinco alimentos que ajudam o organismo a eliminar líquidos e toxinas, melhorando a saúde e a qualidade de vida. São eles:
Melancia
Essa fruta muito saborosa e refrescante é composta por 90% de água, auxiliando na hidratação do organismo. Além disso, é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio, cálcio e fósforo. Ela ajuda no bom funcionamento dos rins, intestino e estômago.
Abacaxi
Outra fruta diurética é o abacaxi, que conta com 85% de água em sua composição. Ele também oferece as vitaminas C, A e do complexo B, bem como cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Outro benefício é o licopeno que, junto à vitamina A, ajuda na saúde da pele.
Pepino
O pepino restabelece funções do sistema linfático e ajuda a eliminar toxinas. Também é rico em antioxidantes e fonte de vitamina C. Além disso, é muito recomendado para o tratamento de condições inflamatórias e possui boa quantidade de magnésio, importante para ajudar na contração muscular, prevenindo câimbras.
Tomate
Assim como a melancia, aproximadamente 90% da composição do tomate é água. Ele é repleto de antioxidantes, licopeno, vitamina C e selênio. Ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis, protege o sistema cardíaco da hipertensão, ajuda a equilibrar os níveis de eletrólitos no corpo e auxilia no combate a radicais livres.
Alface
Essas folhas são alimentos diuréticos potentes. São fonte de água e potássio, por isso ajudam a reduzir inchaços e contribuem para o controle da pressão arterial. Também têm função calmante, por isso são conhecidas por combater a insônia e o estresse.
É importante ressaltar que, para evitar a retenção de líquidos, além dos alimentos diuréticos, são necessários outros cuidados, como reduzir o consumo de sal, evitar industrializados ricos em sódio, usar temperos naturais, ingerir pelo menos dois litros de água por dia, praticar atividades físicas para melhorar a circulação e dormir bem.
Se você gostou desse conteúdo, acompanhe as minhas redes sociais para saber mais sobre alimentação saudável, obesidade e cirurgia bariátrica!