Blog

DR. PEDRO HENRIQUE CARON

Transformando vidas!

7 coisas que você precisa saber sobre a cirurgia bariátrica

Muitas pessoas, no mundo todo, enfrentam uma luta contra a obesidade. Por mais que sigam dietas, façam exercícios e até mesmo se submetam a tratamentos, nem sempre é possível alcançar o peso ideal apenas com métodos tradicionais.

É aí que a cirurgia bariátrica se mostra como uma importante alternativa para um emagrecimento eficaz e duradouro, desde que o paciente faça a sua parte.

No entanto, antes de tomar essa decisão, é importante ter informações a respeito do procedimento. Se este é o seu caso, confira sete delas a seguir.

O que é a cirurgia bariátrica?

Essa técnica consiste em reduzir o tamanho do estômago e, por vezes, fazer alterações no intestino, para que a pessoa se sinta saciada com uma menor quantidade de alimento, bem como se reduza a absorção, mas ainda assim possa se alimentar de maneira saudável e nutritiva.

Ela é indicada para pacientes com um índice de massa corporal (IMC) muito elevado (a partir de 30 com comorbidades), que já tentaram emagrecer sem sucesso de outras formas.

Qual o tipo de cirurgia indicado?

Existem diferentes técnicas para essa cirurgia, como o bypass gástrico e o sleeve. A decisão pela melhor delas leva em conta características individuais e considera preferências dos pacientes.

Cirurgia aberta ou por vídeo?

Hoje, eu só realizo cirurgias bariátricas por laparoscopia, pois são minimamente invasivas, promovendo menor risco de complicações e recuperação mais rápida do paciente.

As minhas doenças vão melhorar após a cirurgia?

Na maioria dos casos, além de perder uma grande quantidade de peso, os pacientes que passam pela cirurgia bariátrica também obtêm benefícios no controle ou até mesmo melhora de doenças como diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono e problemas articulares.

Por que é importante ter o acompanhamento de uma equipe?

A cirurgia bariátrica não é um procedimento, mas sim um tratamento que deve ser levado a sério por toda a vida.

Durante todo o processo, existem várias mudanças de hábitos, como uma nova forma de comer e mastigar, ingestão de suplementos, adoção de um cardápio saudável e prática de atividades físicas.

O corpo muda, mas a mente também precisa passar por essa transformação. Por isso, é fundamental contar não apenas com o cirurgião e o nutricionista, mas também com um psicólogo especializado que auxilie na saúde mental.

A cirurgia apresenta riscos?

Como em qualquer cirurgia, há sempre algum risco envolvido, mas a bariátrica possui riscos menores do que a obesidade não tratada. Durante a consulta, o cirurgião pode explicar detalhadamente os riscos envolvidos.

Lembrando que, com a evolução da Medicina, hoje podemos compará-los a uma cesárea ou retirada de vesícula, por exemplo.

Será necessário fazer cirurgia plástica depois?

Isso depende de cada paciente e da estrutura do corpo. Em alguns casos, pode ser necessária uma cirurgia plástica para remover o excesso de pele. O ideal é realizá-la quando a perda de peso estiver estabilizada, geralmente a partir de dois anos da bariátrica.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Se acha que a cirurgia bariátrica pode ser uma solução para o seu caso, agende uma consulta de avaliação!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se gostar do conteúdo compartilhe!

Posts Recentes

Categorias