A cirurgia bariátrica robótica é a principal inovação cirúrgica para o tratamento da obesidade.
Por ser uma tecnologia relativamente recente no Brasil (mas utilizada há vários anos em outros países), é comum as pessoas terem diversas dúvidas a respeito.
Esse é o seu caso? Então acaba de chegar ao lugar certo. Continue a leitura e saiba mais sobre o recurso neste conteúdo que preparei!
Afinal, um robô realiza a cirurgia?
Para realizarmos a cirurgia bariátrica robótica, minimamente invasiva, contamos com o suporte de plataformas, como a DaVinci. Porém, ao contrário do que muitos possam pensar, o robô não realiza o procedimento!
Ele funciona apenas como um instrumento para nós, cirurgiões, que, sentados num console, controlamos todos os movimentos dos braços robóticos.
Enquanto isso, uma equipe permanece próxima ao paciente, monitorando e realizando ações necessárias.
Se, por exemplo, o cirurgião tirar o rosto do console, automaticamente o robô para os movimentos. Inclusive, existem diversos mecanismos de segurança nas plataformas.
Qual é a diferença entre essa tecnologia e a laparoscopia?
Apesar de ambas serem minimamente invasivas, a laparoscopia conta com uma câmera de visão 2D, de alta resolução, que mostra o local onde é preciso intervir. A operação toda é feita pelas mãos do cirurgião e com instrumentos normais, oferecendo menor amplitude de movimentos.
Já a robótica tem o apoio de uma câmera com tecnologia 3D, que permite ver todo o campo cirúrgico, com total noção de profundidade.
Além dessa melhoria visual, a instrumentação é feita por meio das mãos robóticas, o que promove mais precisão nos movimentos, cortes e suturas. Ou seja, há ganho de imagem, movimento e ergonomia.
Quais são as vantagens para o cirurgião?
A realização da bariátrica por essa técnica traz mais precisão porque temos, por exemplo, visão ampliada em 15 vezes das estruturas internas do paciente, sem contar os braços multiarticulados do robô, que permitem uma movimentação não possível de ser realizada com mãos humanas.
Inclusive, para os casos de obesidade mórbida, essa é a melhor alternativa cirúrgica. Isso porque normalmente são casos complexos, com grande quantidade de gordura visceral (entre os órgãos), o que pode comprometer a manipulação cirúrgica do estômago e, por vezes, do intestino, conforme o tipo de intervenção.
Com esses diferenciais, é possível reduzir drasticamente as chances de danos e agressões a órgãos e sistemas.
Como o paciente é beneficiado?
Além da redução dos riscos de complicações, existem benefícios como:
– menor sangramento;
– redução da dor e desconforto pós-operatório;
– redução do tempo de hospitalização;
– recuperação mais rápida;
– retorno precoce às atividades.
Como você viu, a cirurgia bariátrica robótica possui uma série de vantagens, tanto para quem está realizando a intervenção quanto para o paciente. Portanto, é uma opção a ser considerada.
Se quiser saber mais sobre este e outros assuntos relacionados à obesidade e cirurgia bariátrica, acesse o meu Instagram!