Blog

DR. PEDRO HENRIQUE CARON

Transformando vidas!

Cirurgia bariátrica: o que você precisa saber sobre o pré-operatório

Conforme os últimos dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em 2019 foram realizados 68.530 procedimentos cirúrgicos bariátricos no Brasil, número 7% maior do que no ano anterior. O Brasil é o segundo país que mais realiza este tipo de cirurgia no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Sabe-se que o procedimento é eficaz para o tratamento da obesidade, uma doença crônica que, quando não tratada corretamente, pode desencadear outras doenças, tão sérias quanto ela. Porém, é importante dizer que, com a realização da cirurgia, o paciente pode realmente reduzir a gordura corporal, mas o sucesso depende de diversas mudanças no estilo de vida. E elas precisam ser iniciadas já no pré-operatório.

No momento em que o paciente descobre que é candidato à bariátrica, é comum surgirem dúvidas sobre as primeiras etapas necessárias. E foi pensando nisso que criei este conteúdo. Confira a seguir e saiba o que deve ser feito na fase anterior à cirurgia.

Como é o processo pré-operatório da cirurgia bariátrica?

Consulta e exames

Após passar pela primeira consulta com o cirurgião, o paciente é encaminhado para a realização de diversos exames. O objetivo é conhecer mais profundamente o quadro clínico geral do paciente, como, por exemplo, se existem outras doenças associadas à obesidade.

Avaliação multidisciplinar

Além do cirurgião bariátrico, o paciente passa por consultas com diversos especialistas, para uma obter uma ampla avaliação de sua saúde e dar início às mudanças necessárias antes do procedimento.

São eles: cardiologista (avaliação da saúde cardiológica), psicólogo (preparo emocional), nutricionista (orientação quanto a dieta a ser seguida) e, por fim, anestesista. Também podem estar envolvidos outros profissionais a depender do caso.

Perda de peso

É recomendado que, antes da cirurgia, o paciente emagreça de 5% a 10% do seu peso, para que a condição clínica e segurança sejam mais favoráveis durante o procedimento.

Cuidados que o paciente deve ter antes do procedimento

Antes de realizar a cirurgia bariátrica, é importante que você pesquise sobre o cirurgião que irá operar, o hospital onde o procedimento ocorrerá e como será a cirurgia em si. Ao se sentir mais seguro e com essas questões esclarecidas, precisará seguir os cuidados abaixo:

  • Cerca de 90 dias antes da cirurgia bariátrica, é importante parar de fumar para evitar complicações como as de cicatrização;
  • No prazo estipulado pelo cirurgião, siga a dieta recomendada;
  • Alguns dias antes e no dia da cirurgia, evite consumir café ou bebidas alcóolicas. Seu médico lhe orientará neste sentido.

Além de todos os cuidados com o corpo, é importante também cuidar de sua mente. Com ajuda do psicólogo, é possível lidar com questões como a relação entre as emoções e a alimentação.

Nesta fase é importante, também, que já se inicie uma mudança de hábitos alimentares para que, após a cirurgia bariátrica e por toda vida, possa ter sucesso em sua redução de peso corporal.

As mudanças na alimentação após a cirurgia bariátrica são drásticas. Por isso, o paciente precisa estar ciente e de acordo com isso, para o sucesso do tratamento a curto, médio e longo prazos.

Este conteúdo foi relevante para você? Então confira o artigo sobre como a obesidade afeta a saúde da mulher!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se gostar do conteúdo compartilhe!

Posts Recentes

Categorias