Blog

DR. PEDRO HENRIQUE CARON

Transformando vidas!

O diabetes tipo 2 pode ser reversível?

De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes, o número de diabéticos aumentou em 16% entre 2019 e 2021, o equivalente a 74 milhões de pessoas. Com isso, no último ano citado, 537 milhões de adultos em todo o mundo estavam com a doença. No Brasil, estima-se que cerca de 7% da população esteja diabética.

O alto índice de casos no país pode ser explicado pelo número de obesos, associado à baixa qualidade da alimentação dos brasileiros e ao sedentarismo. A Pesquisa Nacional de Saúde, por exemplo, realizada em 2019, mostrou que 20% dos brasileiros a partir dos 18 anos estão com algum grau de obesidade.

Com a pandemia do coronavírus, houve uma piora neste quadro, pois as pessoas passaram a praticar menos atividades físicas, ter mais estresse e, consequentemente, acabaram por descuidar da boa alimentação.

Mas afinal, o diabetes, principalmente associado à obesidade, pode ser reversível? Confira o conteúdo, pois é justamente este o tema abordado!

O que é o diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é uma doença crônica causada pela produção insuficiente ou má absorção da insulina, hormônio que regula a glicose no sangue. Esse tipo de diabetes aparece quando o organismo não tem o aproveitamento adequado da insulina produzida.

Estudos mostram que o diabetes tipo 2, muitas vezes, pode sim ser reversível. É nesse contexto que entra a importância da cirurgia bariátrica metabólica, a qual pode trazer a remissão da doença por meio da perda considerável de peso.

A seguir, falarei mais sobre isso e explicarei os principais motivos que levam ao aparecimento da patologia, além das formas efetivas de tratamento.

Fatores de risco

O diabetes tipo 2 é mais recorrente em adultos e idosos com comorbidades associadas, como alterações nos níveis de colesterol, hipertensão e aumento na circunferência abdominal.

Os fatores de risco estão diretamente relacionados aos hábitos de vida, como o sobrepeso, alimentação inadequada (rica em alimentos processados e calorias), estilo de vida sedentário, colesterol e triglicérides altos, entre outros.

Neste tipo de diabetes, hereditariedade também é um forte fator de risco. Fique atento se tiver parentes próximos que já tenham a doença.

Como saber se estou com diabetes?

Como essa é uma doença silenciosa, é recomendado manter os exames investigativos em dia, no intuito de ter um diagnóstico e tratamento precoces. Os principais sintomas que aparecem com a patologia são:

– Fome e sede excessiva;

– Vontade frequente de urinar;

– Formigamento nos pés e mãos;

– Visão embaçada;

– Pressão alta;

– Feridas que demoram para cicatrizar;

– Alteração no colesterol;

– Aumento da região abdominal.

Tratamentos e suas recomendações

Existem diferentes formas de tratar o diabetes tipo 2, envolvendo diretamente as mudanças da hábitos. São elas:

Medicamentos: o intuito é reduzir a quantidade de açúcar circulando no sangue;

Dieta equilibrada: é fundamental para o controle da doença. Deve ser rica em alimentos naturais, com baixo índice glicêmico e muitas fibras;  

– Atividade física: extremamente necessária, pois reduz o nível da glicose no sangue, além de ajudar na diminuição o peso corporal. 

– Cirurgia bariátrica metabólica: esse procedimento traz consideráveis benefícios parapessoas com diabetes de difícil controle e que precisam perder peso, seja pela obesidade moderada ou severa. Além disso, auxilia na redução dos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, minimização da pressão arterial e níveis de colesterol.

A recomendação da cirurgia é feita por cirurgiões bariátricos, levando em conta o IMC acima de 35, a idade, comorbidades associadas e tempo de doença.

Por onde começar?

Agora que você já sabe dos fatores de risco relacionados à doença e dos benefícios em ter um maior controle do diabetes, que tal mudar já seu estilo de vida para evitar diversas complicações causadas pelo tempo prolongado de altas taxas de açúcar no sangue? Acompanhe as minhas redes sociais, onde trago diversas dicas relacionadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se gostar do conteúdo compartilhe!

Posts Recentes

Categorias