A obesidade é uma doença crônica multifatorial, que, como tal, precisa de uma abordagem multidisciplinar de tratamento. Entre eles está a cirurgia bariátrica, indicada quando o acompanhamento tradicional com nutricionistas, psicólogos, endocrinologias, educadores físicos e outros profissionais não traz resultados.
O procedimento é capaz de melhorar significativamente a qualidade de vida, mas para isso a participação do paciente é fundamental, envolvendo uma dieta saudável e a suplementação mineral e vitamínica. Nesse contexto, a vitamina B12 se faz necessária.
Quer saber qual o seu papel em relação à saúde de homens e mulheres que passam pelas diferentes técnicas bariátricas? Confira o post!
Qual a importância da vitamina B12 para o organismo das pessoas em geral?
A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é essencial para o bom funcionamento do organismo. Ela é produzida por bactérias intestinais, mas o corpo não consegue absorvê-la dessa forma. Isso porque a microbiota a produz fora do local de absorção, sendo necessário o seu consumo por meio da alimentação.
Outra característica é que esta vitamina é hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água. Por esse motivo, depende do fator intrínseco, uma proteína fabricada no estômago, e da acidez gástrica.
Ela está envolvida em processos como a formação das células sanguíneas, metabolismo proteico e manutenção do sistema nervoso, auxiliando na formação dos neurônios. Na prática, algumas funções são:
– Evitar a anemia, pois a cobalamina ajuda na produção dos glóbulos vermelhos do sangue;
– Reduzir a sensação de fadiga, já que a vitamina B12 participa da síntese da glicose, substância transformada em energia para o organismo;
– Proteger os neurônios, atuando na redução dos riscos de depressão e evitando o surgimento de demências, confusão mental e falta de concentração;
– Evitar a sensação de formigamento das extremidades, pois é fundamental para a preservação da bainha de mielina, substância que protege e envolve os nervos e auxilia na velocidade da transmissão dos comandos enviados do cérebro para o resto do corpo.
Em quais alimentos ela pode ser encontrada?
Os alimentos ricos em vitamina B12 são especialmente os de origem animal, como peixes, carnes, ovos e laticínios. Ela não está presente em alimentos de origem vegetal, a não ser que os mesmos sejam enriquecidos com ela.
A indústria adiciona artificialmente esta vitamina em itens como soja, carne de soja e cereais matinais. Ou seja, veganos devem estar atentos ao seu consumo com alimentos fortificados ou suplementos.
Vale frisar que a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o consumo diário de 2,4 microgramas (mcg) de cobalamina para pessoas adultas. Por exemplo, 1 ovo cozido conta com cerca de 1 mcg de vitamina B12.
Por que os pacientes bariátricos normalmente precisam suplementar a vitamina B12?
A deficiência de vitamina B12 é algo bastante comum em pacientes bariátricos. Quando eles são submetidos ao bypass gástrico, por exemplo, tendem a desenvolver muito rapidamente esta falta em função da complexidade na absorção e por necessitar do fator intrínseco.
Cerca de sete a oito meses após a cirurgia, a deficiência de vitamina B12 costuma aparecer nos pacientes cuja ingestão, seja alimentar ou suplementar, é insuficiente. Como sintomas, estão a presença de anemia macrocítica, alterações neurológicas e parestesias (sensações de formigamento).
Também pode haver a ocorrência de problemas cardiovasculares e aumento na concentração de homocisteína (aminoácido localizado no plasma do sangue, relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares como AVC, doença coronariana ou infarto cardíaco).
Portanto, é indicada a suplementação da vitamina B12 logo após a ocorrência do desvio gástrico, bem como a sua manutenção ao longo da vida. Isso vale também para o ferro e a vitamina D.
Seja você um paciente bariátrico ou não, sendo ainda mais indispensável no primeiro caso, converse com seu médico para realizar exames que apontem os níveis de cobalamina, de forma a mudar a alimentação e usar suplementos, se necessário.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados à obesidade, alimentação saudável e cirurgia bariátrica? Então acompanhe as minhas redes sociais!