A cirurgia bariátrica, que visa o tratamento da obesidade, traz uma série de mudanças fisiológicas relacionadas à digestão e absorção de nutrientes. Por isso, uma das ações mais importantes dos pacientes bariátricos é realizar a suplementação indicada pelo cirurgião bariátrico ou o nutrólogo.
Entre os suplementos indispensáveis está o cálcio, responsável por diferentes processos essenciais ao bom funcionamento do organismo.
Para falar sobre este mineral e sua importância para os bariátricos, é que desenvolvi este conteúdo. Acompanhe e fique por dentro.
Quais são as principais funções do cálcio?
O cálcio é o mineral mais abundante em nosso organismo. Estima-se que 1% a 2% do peso corpóreo de um adulto esteja na forma de cálcio. Além disso, é indiscutível a importância desse nutriente para o funcionamento do corpo. Conheça as suas principais funções:
- formação de ossos e dentes, bem como manutenção da massa óssea;
- melhora na força e contração muscular;
- atua na produção da coagulação sanguínea;
- ajuda a prevenir e trata a hipertensão arterial;
- auxilia na diminuição da massa gorda e na perda de peso em adultos com sobrepeso ou obesidade.
Por que os pacientes bariátricos correm o risco de deficiência de cálcio?
Com a cirurgia, a ingestão de alimentos passa a ser menor, além da absorção de nutrientes também ser modificada, seja pelo desvio da passagem dos alimentos por uma área de absorção do intestino e/ou por menor secreção de enzimas e sucos digestivos que auxiliam na sua absorção.
Além disso, o paciente pode criar aversão a alimentos específicos no pós-operatório, dentre os quais podem estar aqueles que são fontes de cálcio.
É nesse contexto que a suplementação de cálcio é de suma relevância ao paciente bariátrico, por ser uma importante fonte auxiliar para a recuperação dos níveis adequados do mineral no corpo.
Quais as doses recomendadas para a suplementação de cálcio em bariátricos?
Após a cirurgia bariátrica, todos os pacientes necessitam de suplementação de cálcio. A quantidade depende de alguns fatores, como o procedimento realizado e o volume de alimentos que são fonte do mineral ingeridos habitualmente.
Em geral, a dose diária deve ser de 1000 a 1500 mg, dividida normalmente em duas vezes ao dia, para garantir uma melhor absorção pelo organismo. A suplementação precisará ser mantida ao longo da vida.
Lembrando que o paciente deve ser orientado pelo cirurgião ou nutrólogo sobre as doses indicadas ao seu caso.
O que pode ocorrer se o paciente negligenciar a suplementação?
É importante dizer que, assim como a suplementação de cálcio traz diversos benefícios ao paciente que realizou a cirurgia bariátrica, não realizar a suplementação de forma adequada pode gerar vários malefícios. Entre eles estão:
- perda de saúde óssea;
- piora na contração muscular;
- aumento dos riscos de fratura de fêmur e quadril;
- desenvolvimento de osteoporose.
Quais as principais fontes alimentares de cálcio?
Agora que você já sabe sobre a importância do cálcio para nosso organismo, e como a falta desse mineral pode prejudicar a saúde, conheça alguns dos principais alimentos ricos em cálcio para incluir em sua dieta:
- leites e seus derivados, como iogurte natural, queijo branco e ricota;
- sardinha assada ou em conserva;
- alecrim;
- gergelim;
- chia;
- manjericão;
- soja;
- tofu;
- amêndoas;
- folhas escuras.
Espero que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você. Confira agora o artigo que fala sobre a relação entre a obesidade e a desnutrição!