A obesidade é uma doença cada vez mais presente em todo o mundo, podendo ser considerada uma epidemia mundial. Para se ter ideia, segundo dados do Unicef, hoje existem cerca de 672 milhões de adultos obesos.
Trata-se de um grave problema de saúde, que atinge todas as faixas etárias e pode gerar uma série de comorbidades associadas. No mundo, 33% das crianças e adolescentes estão com sobrepeso ou obesidade, o que mostra ser uma doença que pode começar desde cedo. Por isso, merece ainda mais a nossa atenção.
Mas afinal, é possível prevenir a obesidade no dia a dia? A resposta é sim! Com alguns hábitos, torna-se mais fácil manter o peso saudável e evitar o excesso de gordura corporal, tão prejudicial para a saúde.
Pensando nisso, listei sete dicas. Confira o conteúdo e os implemente em sua rotina!
1. Mexa-se!
Evite o sedentarismo, que é um grande aliado da obesidade. Algumas práticas são:
- Mesmo que não frequente academia, faça pequenas atividades físicas no seu dia a dia, como caminhadas;
- Prefira usar escadas ao invés do elevador;
- Se trabalhar o dia todo sentado, faça uma pausa, levante e caminhe um pouco;
- Se precisar ir ao mercado ou farmácia, por exemplo, prefira ir a pé do que de carro;
- Se possível, ao voltar do trabalho de ônibus, desça um ponto antes ou depois de sua casa, para caminhar um pouco mais.
Lembre-se: apesar dessas ações ajudarem, é importante se animar e praticar algum exercício que lhe pareça agradável, de forma regular.
2. Fuja das dietas milagrosas
Para ter uma alimentação balanceada, no intuito de ter mais qualidade de vida e diminuir seu peso, não vá atrás de dietas milagrosas que prometem emagrecer muito rápido. Isso porque será difícil manter o peso depois, podendo, até mesmo, engordar mais do que antes no futuro.
Portanto, é importante priorizar a reeducação alimentar, mantendo esse hábito por toda a vida. Se não conseguir fazer isso sozinho, procure ajuda de um nutricionista para prevenir a obesidade.
3. Prefira os alimentos naturais aos processados
A principal causa da obesidade é a alimentação inadequada. Prefira os alimentos in natura, ou seja, aqueles que você sabe que foram plantados, colhidos, ou minimamente processados. Por exemplo, frutas, legumes, verduras, grãos e cereais.
Em contrapartida, evite os produtos processados, como embutidos, refrigerantes, enlatados, refeições congeladas, entre outros. Também é importante reduzir a quantidade diária de sal, açúcar, óleo e gordura.
4. Beba água
A água é fundamental para quem quer prevenir a obesidade e ter saúde. Ela desintoxica o corpo e também auxilia no bom funcionamento do metabolismo e do intestino, além de reduzir o inchaço. É indicado ingerir pelo menos dois litros do líquido por dia.
5. Durma bem
Dormir bem também auxilia no emagrecimento e ajuda a prevenir a obesidade. Ao ter um sono inadequado, com menos horas do que o indicado (entre sete e nove por noite) o apetite pode ser aguçado, levando a comer mais. Outro aspecto é que, quando dormimos, os hormônios do sono começam a agir, auxiliando no processo de emagrecimento.
6. Faça as pazes com a balança
Com medo de encarar de frente o peso corporal, é comum passar muito tempo fugindo da balança. Com isso, ao se pesar, você poderá perceber que engordou muito além do que esperava, e agora será mais difícil emagrecer. Por isso, é importante se pesar periodicamente, já que é mais fácil perder poucos quilos do que muitos.
7. E para quem já está obeso, o que fazer?
Embora a obesidade seja uma doença que não tem cura, é possível, por meio de mudanças de hábitos, controlar a doença. É importante você ter em mente que a base de sucesso para reverter esse quadro é a redução do peso, por meio de reeducação alimentar, adotando uma dieta balanceada e saudável, aliada a exercícios físicos e uma vida não sedentária.
Se você já tentou emagrecer sozinho e não conseguiu, a cirurgia bariátrica pode ser uma boa solução, desde que indicada por um especialista. Com ela, é possível, por exemplo, perder uma boa porcentagem do peso corporal, além de reduzir as chances de desenvolver outras doenças crônicas associadas ao excesso de gordura, como diabetes, hipertensão e câncer, entre outras.
Como você viu, é possível prevenir a obesidade a partir de alguns hábitos e ações. Que tal começar agora? Se você gostou deste conteúdo, acompanhe as minhas redes sociais para saber mais sobre este e outros assuntos!