Blog

DR. PEDRO HENRIQUE CARON

Transformando vidas!

Qual a diferença entre emagrecer e perder peso?

Será que você, mesmo praticando atividades físicas e melhorando a alimentação, vem se pesando e os quilos na balança continuam os mesmos?

Se a resposta é sim, calma. Seu trabalho não está sendo em vão. Isso porque existe uma diferença importante entre emagrecer e perder peso. Foi para esclarecer esta questão, que a princípio pode parecer um pouco confusa, fiz este conteúdo. Confira a seguir e entenda!

Diferença entre os tecidos que compõe o corpo

Em primeiro lugar, é importante saber que existem três tipos de tecidos que compõem o corpo, para depois entender a diferença entre emagrecer e perder peso. São eles:

  • massa de gordura;
  • massa livre de gordura, sendo massa muscular, massa óssea, cartilagens, ligamentos e tendões;
  • fluidos extra e intracelulares.

Vale destacar que a massa livre de gordura e os fluidos compõem a massa magra. Em outras palavras, essa está em todas as partes do corpo, menos na gordura.

Diferentemente da massa de gordura, a massa magra traz diversos benefícios para nossa saúde, como aceleração do metabolismo, melhor desenvolvimento muscular, entre outros.

O que significa perder peso

Perder peso é quando você sobe na balança e vê que os ponteiros diminuíram. Porém, não necessariamente você eliminou gordura, podendo até ter diminuído a massa magra. Vamos entender mais como isso é possível?

Quando falamos em perder peso, estamos nos referindo a reduzir o valor numérico de sua massa corporal total. Por exemplo, se você fez dietas sem nenhuma referência nutricional e não realizou exercícios físicos, pode ser que você tenha perdido peso, porém, junto dele, pode ter reduzido a massa magra.

Se você tem indicação de perder peso, o ideal é que o realize da forma correta, eliminando a gordura corporal e não a massa magra. Fique aqui que logo entenderá como isso é possível.

O que significa emagrecer

Emagrecer significa diminuir a porcentagem de gordura corporal do corpo. Sabemos que, diferentemente da massa magra, a gordura em excesso traz diversos malefícios à saúde, podendo estar associada à obesidade e diabetes.

Como emagrecer é perder gordura, pode ocorrer, por exemplo, de você eliminar gordura corporal, e ao subir na balança, o seu peso ter aumentado ou mantido o mesmo. Isso ocorre porque, muitas vezes, ao realizar exercícios físicos, você pode ter ganho de massa magra, e isso pode aumentar seu peso na balança. Mas você emagreceu, sim.

Uma das formas de acompanhar esse processo é por meio da avaliação da composição corporal, como no caso do exame de bioimpedância, que mensura a evolução do emagrecimento.

Como é possível emagrecer de forma saudável

Para emagrecer de forma saudável é preciso ter em mente que você deve eliminar o excesso de gordura corporal, maléfico à saúde, sem reduzir a massa magra. Para isso, será necessário implantar duas práticas diárias em sua rotina:

  • reeducação alimentar: fuja de dietas da moda e restritivas, que farão você perder peso rapidamente, sem eliminar necessariamente a gordura corporal. Opte por reeducação alimentar, com alimentação saudável, balanceada e nutritiva;
  • exercícios físicos: crie uma rotina para realizar exercícios físicos com frequência, de modo a garantir melhores resultados. Busque conhecer quais atividades você tem mais afinidade, como forma de motivação. Crie metas e acompanhe a evolução de seu emagrecimento, além da balança.

Nos casos em que a pessoa é obesa e já tentou emagrecer por métodos tradicionais, sem sucesso, poderá procurar um cirurgião bariátrico para saber se é candidato à cirurgia bariátrica. Trata-se de excelente alternativa para o tratamento da obesidade e redução de diversas comorbidades desta doença.

Gostou do conteúdo? Então confira o post que traz 7 hábitos para prevenir a obesidade no dia a dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se gostar do conteúdo compartilhe!

Posts Recentes

Categorias