Blog

DR. PEDRO HENRIQUE CARON

Transformando vidas!

Qual a diferença entre massa magra e massa gorda?

massa magra e massa gorda

Nosso corpo é formado por massa magra, massa gorda e água. A soma delas é que gera o peso apresentado na balança. Inclusive, não é somente o peso que deve ser considerado quando se realiza estratégias para emagrecer. Você já deve ter notado, por exemplo, que duas pessoas com a mesmo número de quilos possuem estruturas completamente diferentes, mais ou menos distribuídas e definidas.

Isso acontece em função dos dois tipos diferentes de massas, que podem estar em maior ou menor número conforme o indivíduo. É importante conhecer cada uma delas e quais as proporções adequadas, bem como estratégias para ter os níveis ideais. Ficou interessado? Então confira o conteúdo, pois é justamente sobre isso que vou falar!

O que é massa gorda?

Como o nome sugere, a massa gorda é relacionada à gordura. Isso significa que, mesmo que você tenha um Índice de Massa Corporal (IMC) dentro dos limites adequados, parecendo magro, mas com ela em excesso, não se encontra saudável.

O motivo é que, quando a massa gorda fica acumulada, o organismo se torna mais suscetível a problemas como diabetes, hipertensão, colesterol alto e até mesmo problemas cardíacos. Em contrapartida, ela não deve ser totalmente eliminada, pois desempenha um papel importante no corpo.

Ela atua, por exemplo, no armazenamento de energia, na proteção dos órgãos vitais e na manutenção da temperatura corporal. Vale citar que a massa gorda fica armazenada abaixo das camadas de pele e dentro da cavidade abdominal, cobrindo os órgãos e preenchendo o espaço restante.

A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 10 e 22% e, na mulher, entre 20 e 32%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade.

O que é a massa magra?

Já a massa magra se refere a tudo aquilo que se encontra no corpo e não é gordura. Ou seja, músculos, líquidos corporais, ossos e órgãos. É comum as pessoas associarem o termo à massa muscular, como se fossem a mesma coisa. Porém, como você viu, ela abrange outros sistemas além dos músculos.

Criar estratégias para reduzir a massa gorda e aumentar a massa magra no corpo é muito importante, pois ela tem funções muito importantes, como fortalecer os ossos, evitando problemas como osteoporose na velhice, e melhorar o desempenho físico. Isso vale tanto para os atletas, que precisam dessa performance para a prática de esportes, quanto para qualquer pessoa que queira ter mais saúde, disposição e qualidade de vida em qualquer idade.

De forma geral, as mulheres devem ter entre 25% a 30% de massa magra, enquanto para os homens a porcentagem média ideal é de 33%.

Para obtê-la, algumas ações fundamentais são a prática de atividades físicas regulares, sendo a musculação uma das mais importantes, seguir uma dieta equilibrada, rica em proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras, e manter a hidratação adequada, ingerindo pelo menos dois litros de água por dia. Além disso, é importante ter boas noites e sono e buscar acompanhamento profissional de nutrólogos, nutricionistas e educadores físicos, principalmente se sentir dificuldades relacionadas ao ganho de massa magra e à perda de massa gorda.

Como saber as taxas de massa magra e massa gorda no corpo?

Para conhecer as taxas de massa magra e massa gorda, é necessário fazer uma avaliação profissional. Um dos métodos mais eficientes para esse objetivo é a bioimpedância, um tipo de balança especial que consegue avaliar a porcentagem de gordura, água, músculo e ossos no corpo.

Eu, como nutrólogo e cirurgião bariátrico, faço essa avaliação, analiso resultados e indico as melhores estratégias para equilibrar os níveis entre elas em meu consultório.

Que tal passar saber como estão estes índices no seu corpo? Agende a sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se gostar do conteúdo compartilhe!

Posts Recentes

Categorias