Blog

DR. PEDRO HENRIQUE CARON

Transformando vidas!

Saiba quais atividades físicas são indicadas antes e depois da cirurgia bariátrica

Se você já realizou a cirurgia bariátrica ou irá realizar por indicação médica, saiba o que o preparo vem antes do procedimento e deve ser mantido depois.

A prática de atividades físicas não serve apenas para auxiliar na perda de peso, mas para melhorar a saúde como um todo. Isso porque a prática de colocar o corpo em movimento melhora a qualidade do sono, resistência a doenças cardíacas, humor, aumenta o HDL (colesterol bom), reduz a ansiedade, entre outros benefícios.

É preciso emagrecer antes da cirurgia bariátrica?

Em alguns casos os exercícios devem ser praticados antes da cirurgia bariátrica. É que, dependendo da condição do paciente, o médico recomenda a perda de alguns quilos para poder realizar o procedimento sem complicações. Fatores como tipo de cirurgia, Índice de Massa Corpórea (IMC) e restrições devem ser levados em consideração neste momento. Natação e caminhada são alguns exemplos de exercícios que podem ser praticados.

Exercícios físicos após a bariátrica

Realizada a cirurgia, o médico responsável repassará ao paciente todos os cuidados necessários nas primeiras fases de recuperação. Após a cirurgia, os exercícios devem ser leves, moderados e sob supervisão. O período de tempo para iniciar as atividades físicas varia para cada paciente É comum a perda de peso um pouco mais acelerada nos três primeiros meses após a cirurgia bariátrica.

De olho na circulação

Fazer atividades que estimulem a circulação do sangue é primordial para evitar complicações como trombose e embolia pulmonar. Desde o primeiro momento após a cirurgia, é importante que o paciente use meias adequadas e compressores intervalados para os membros inferiores.

Respirar também é exercício

O controle da respiração do paciente de cirurgia bariátrica melhora a expansão dos pulmões, evitando complicações. Isso porque até um mês após a realização do procedimento, riscos como pneumonias são maiores. Os exercícios respiratórios devem começar no pré-operatório e permanecer no pós, com auxílio de um fisioterapeuta.

Dando os primeiros passos

Dependendo do quadro de cada paciente, as primeiras caminhadas podem ser realizadas com cerca de três horas após a cirurgia. Com acompanhamento, o paciente pode dar alguns passos no próprio quarto, por exemplo, o que ajuda na diminuição da dor abdominal causada pelos gases que são injetados durante a cirurgia bariátrica, melhorando também a função intestinal. Tudo com supervisão.

Começando a vida ativa

Cerca de 30 dias após a realização da cirurgia bariátrica, o paciente pode iniciar um estilo de vida mais ativo, com acompanhamento de um fisiterapeuta, personal trainer e as orientações do seu cirurgião bariátrico. Questões como combate a perda de massa muscular, flacidez, fraqueza e alterações posturais são levadas em consideração entre os profissionais.

Se seu médico liberou, então chegou a hora de pegar peso e começar a academia! Uma dica é fazer um treino aeróbico intercalado com musculação ou outro exercício que fortaleça os músculos, esse tipo de exercício previne a perda de massa muscular. É importante ainda unir a atividade com uma alimentação balanceada e orientações médicas. Com o passar do tempo, o treino e alimentação vão se adequando ao condicionamento do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se gostar do conteúdo compartilhe!

Posts Recentes

Categorias