Blog

DR. PEDRO HENRIQUE CARON

Transformando vidas!

Tire suas principais dúvidas antes de fazer a cirurgia bariátrica

Se você está considerando fazer uma cirurgia bariátrica, é natural que tenha muitas dúvidas e preocupações. Afinal, é uma decisão importante, que requer diversas mudanças de hábitos e estilo de vida.

Pensando em auxiliar quem possa estar passando por este processo, desenvolvi este conteúdo. Confira e esclareça as questões mais comuns a respeito do procedimento.

Para quem a cirurgia bariátrica é indicada?

Também chamada de cirurgia de redução de estômago, é indicada para pessoas que sofrem com a obesidade e não conseguem perder peso apenas com mudanças na alimentação e prática de exercícios físicos.

No procedimento, que hoje pode ser feito por laparoscopia, minimamente invasiva, fazemos alterações no estômago e, por vezes no intestino, limitando a quantidade de alimentos a serem consumidos e mudando a forma de absorção dos nutrientes. Como resultado, se dá o emagrecimento.

É uma cirurgia segura?

Uma das principais dúvidas em relação à cirurgia bariátrica é se ela é segura. É importante ressaltar que, como qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos envolvidos.

No entanto, a intervenção possui riscos baixos, comparados, por exemplo, com a cesárea ou retirada de vesícula biliar. Porém, vale ressaltar que, para se ter o máximo de segurança possível, é fundamental contar com cirurgiões altamente qualificados e um ambiente hospitalar adequado.

Além disso, é imprescindível seguir todas as orientações médicas para antes e depois da cirurgia. Elas envolvem, por exemplo, a indicação de perda de peso antes do procedimento conforme o caso, o uso de meias antitrombo e outros acessórios, a realização das diferentes dietas pós-operatórias e o acompanhamento com a equipe multidisciplinar.

Se trata de uma solução definitiva para a perda de peso?

É importante entender que a cirurgia é apenas uma ferramenta para auxiliar no processo de emagrecimento. Ela não faz milagres e é necessário adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos, de forma a obter resultados duradouros.

Por isso, é muito importante o paciente estar ciente das suas responsabilidades, o que inclui manter as consultas com o cirurgião, nutricionista e psicólogo em dia, bem como seguir rigorosamente as recomendações de cada profissional.

O paciente sente dores após a cirurgia?

Nas primeiras horas após o procedimento, assim como acontece com outras intervenções cirúrgicas, é comum que ocorram episódios de dor e náusea, mas são temporários. Inclusive, quando realizado por laparoscopia, os incômodos são menores e a recuperação é mais rápida.

A cirurgia plástica reparadora é recomendada para o paciente?

Para alguns pacientes que ficam com grandes excessos de pele, sim. Além disso, esse tipo de procedimento também pode ser recomendado para corrigir eventuais dermatites e problemas na movimentação. Mas não são todos que necessitam realizar a cirurgia reparadora.

É importante frisar que ela é liberada apenas quando já houve estabilização do peso, entre um ou dois anos após a bariátrica. Nesse caso, o cirurgião bariátrico deve ser consultado para avaliar qual é melhor momento.

Em média, quantos quilos se perde com o procedimento?

É esperada uma perda em torno de 40% a 50% do excesso de peso como resultado exclusivo da cirurgia. Lembrando que, para que o emagrecimento se mantenha, a participação do paciente é indispensável.

Espero que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você. Caso queira realizar uma avaliação, agende a sua consulta!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se gostar do conteúdo compartilhe!

Posts Recentes

Categorias