Blog

DR. PEDRO HENRIQUE CARON

Transformando vidas!

Como é o pós-operatório da cirurgia bariátrica?

 

Muitas são as dúvidas dos pacientes indicados a cirurgia bariátrica, como o que deve ser feito antes e depois do procedimento. Após a intervenção cirúrgica, podem surgir alguns incômodos como dor abdominal que, geralmente, são gases. Mas, caso haja febre, é necessário procurar o médico cirurgião, pois algo pode estar errado no organismo.

A equipe multidisciplinar, composta além do cirurgião, de nutricionista, psicólogo, educador físico e endocrinologista também deve estar apta e atenta para atender as necessidades do paciente assim que realizada a cirurgia 

Como é a dieta após a cirurgia bariátrica?

Cada pessoa possui um organismo diferente, dessa forma, o prazo das fases da dieta pós cirurgia irá depender do que o médico achar melhor para cada paciente. Geralmente, nos 20 primeiros dias são ingeridos apenas alimentos líquidos, como caldos e sucos. 

A orientação do cardápio é prescrita pelo nutricionista e o paciente deve seguir a risca para evitar problemas, como a desidratação. A ingestão de alimentos sólidos neste primeiro momento causará danos na recuperação da cirurgia. 

Curativos e ida ao banheiro 

As incisões da cirurgia devem ser lavadas com água corrente e sabonete, de preferência neutro, e secas de forma sutil. Os curativos devem ser trocados após o banho. É normal que o paciente não vá ou tenha dificuldade para defecar nos primeiros dias após a cirurgia, isso se deve pelo consumo apenas de líquidos. Entretanto, se o período sem ir ao banheiro for superior a uma semana é necessário contatar o médico.

Retorno ao médico e as atividades 

O paciente deve retornar ao consultório de seu cirurgião cerca de uma semana após o procedimento, o médico avaliará o andamento do processo de recuperação. Nessa primeira visita serão retirados os pontos. O retorno as atividades, como trabalho, pode ser feitas com cerca de 15 dias. Caso a cirurgia tenha sido aberta, o prazo para retorno é de um a dois meses. Já para atividades físicas, a liberação é com cerca de 40 dias na cirurgia bariátrica por vídeo, para a aberta, de 2 a 3 meses. 

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se gostar do conteúdo compartilhe!

Posts Recentes

Categorias