Blog

DR. PEDRO HENRIQUE CARON

Transformando vidas!

Por que cuidar da microbiota intestinal é tão importante para a saúde física e mental?

A microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal, consiste em um conjunto de microrganismos que habitam o nosso intestino e desempenham um papel fundamental na saúde física e mental.

Nela se incluem bactérias, fungos e protozoários, que ajudam na digestão dos alimentos, na absorção de nutrientes e na proteção contra agentes patogênicos.

Continue a leitura e entenda melhor por que você deve priorizar o cuidado com ela!

Quais as características da microbiota intestinal?

Você sabia que a flora intestinal de cada pessoa tem características únicas? Ela é composta por microrganismos diferentes, que em sua grande maioria não causam mal à saúde e são adquiridas ainda no nascimento.

Fatores ambientais, como dieta e idade, podem influenciar em seu funcionamento. Isso faz, por exemplo, com que cada pessoa reaja de uma forma diferente a uma mesma alimentação.

Qual a importância da microbiota intestinal para a saúde física?

Cuidar da flora intestinal é essencial para garantir o bom funcionamento do nosso organismo.

Isso porque ela atua em várias funções, como o bom (ou mau) funcionamento do sistema imunológico, absorção de nutrientes, produção de vitaminas e controle da proliferação de microrganismos nocivos.

Portanto, quando há um desequilíbrio, pode ocorrer uma série de problemas de saúde, como constipação, diarreia, inflamações intestinais e até mesmo doenças crônicas como a síndrome do intestino irritável.

Por que a flora intestinal influencia na saúde mental?

Talvez você já tenha ouvido falar que o intestino é conhecido com o nosso “segundo cérebro”.

Isso se dá porque, além de conter neurônios (isso mesmo!), existe uma estreita comunicação entre os dois órgãos.

Para ficar mais claro, a microbiota intestinal desempenha um papel fundamental na produção de neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina.

Esses, por sua vez, têm uma relação direta com o humor e o bem-estar emocional. Ou seja, quando a flora está equilibrada, contribui para a prevenção de transtornos mentais, como a ansiedade e depressão, por exemplo. Além disso, pode atuar até mesmo em nossa capacidade cognitiva.

Como manter uma microbiota intestinal saudável?

Por meio de bons hábitos de vida. Isso inclui uma alimentação equilibrada, rica em fibras e alimentos probióticos, como iogurte e kefir.

Por outro lado, é recomendado evitar o consumo excessivo de alimentos processados, açúcares, gorduras saturadas e álcool, os quais são prejudiciais para o bom funcionamento do intestino.

Outras práticas benéficas são a prática regular de exercícios físicos, a redução do estresse e a ingestão de água em quantidade adequada. Ou seja, no mínimo dois litros por dia.

Além disso, a suplementação com probióticos pode ser uma opção para restabelecer o equilíbrio da flora intestinal em certos casos.

Então, não se esqueça: cuide do seu intestino, pois disso depende, em boa parte, a sua saúde física e mental.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, compartilhe o conteúdo para informar outras pessoas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se gostar do conteúdo compartilhe!

Posts Recentes

Categorias