Blog

DR. PEDRO HENRIQUE CARON

Transformando vidas!

Qual a relação entre obesidade e doenças pulmonares?

Entre as comorbidades associadas à obesidade estão as doenças pulmonares. É possível até mesmo dizer que hoje existe uma epidemia de quadros clínicos relacionados a problemas no pulmão em pacientes obesos.

São diversas patologias ligadas ao excesso de gordura corporal, dentre as quais algumas podem causar graves complicações.

Pensando em alertar quem possa estar obeso sobre o assunto, de forma com que se busque tratamento, é que desenvolvi este conteúdo. Confira e fique por dentro.

 

Como a obesidade afeta o sistema respiratório?

Existem obesos que possuem a chamada obesidade central, isto é, a gordura acumula-se, em especial, na parte superior do corpo.

Principalmente nestes casos, a pessoa fica mais exposta a complicações respiratórias, pois a gordura está acumulada na região torácica, onde se encontram os pulmões. Isso causa prejuízos na contração do diafragma, comprometendo a entrada e saída do ar pelo pulmão.

Consequentemente, se gera uma tensão muscular, que causa um aumento no esforço respiratório, levando às doenças pulmonares.

 

Quais são as principais doenças respiratórias ligadas ao excesso de gordura corporal?

  • apneia obstrutiva do sono: o excesso da gordura corporal atrapalha a passagem de ar pelas vias aéreas superiores, ocasionando essa síndrome. A apneia pode gerar desde sono excessivo durante o dia, dificuldade de concentração, até problemas mais graves, como arritmias cardíacas e AVC;

 

  • asma: pode haver uma inflamação do tecido adiposo, inflamando também as vias aéreas. Isso causa o aparecimento da doença ou prejudica o seu controle. Entre os sintomas estão dificuldade para respirar, tosse e falta de ar;

 

  • hipertensão pulmonar: nesse caso, o fluxo sanguíneo é prejudicado devido à elevação da pressão sobre as paredes das artérias pulmonares. Como consequência, pode ocorrer sobrecarga no coração, ocasionando desmaios e cansaço;

 

  • síndrome da hipoventilação da obesidade: a condição, que ocorre devido a um desequilíbrio da respiração, leva este nome quando associada à obesidade. Pessoas com a síndrome sentem muito sono, dor de cabeça e pode ocorrer dispneia (sensação de falta de ar);

 

  • doença pulmonar obstrutiva crônica: a DPOC obstrui as vias aéreas, dificultando a respiração. Embora a principal causa seja a fumaça do cigarro, a obesidade pode estar associada ao aumento do risco de comorbidades e complicações cardiovasculares nestes pacientes.

 

A redução do peso pode ajudar?

Sim. O emagrecimento auxilia na redução dos sintomas causados pelas doenças respiratórias, pois, ao diminuir o acúmulo de gordura, ocorre melhora na função respiratória.

Entre os benefícios que podem ser sentidos estão a qualidade do sono (tanto para dormir quanto o sono excessivo durante o dia), a diminuição do cansaço e um melhor fluxo da respiração. Também há menos chances de ocorrerem novas doenças associadas.

Perder peso sempre é recomendado para garantir uma vida mais saudável. Quando a pessoa com obesidade já tentou tratamentos convencionais, como dieta e exercícios físicos sem sucesso, a cirurgia bariátrica é um dos métodos mais indicados.

O principal ganho com o procedimento é a melhora da saúde como um todo, além de melhor qualidade de vida em vários aspectos.

Você está obeso e sabe que precisa perder peso, mas não está conseguindo por métodos tradicionais? Agende a sua consulta e saiba se é um candidato à bariátrica!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se gostar do conteúdo compartilhe!

Posts Recentes

Categorias