Blog

DR. PEDRO HENRIQUE CARON

Transformando vidas!

Reeducação alimentar: por onde devo começar?

Talvez restringir os alimentos não seja a opção ideal para você, a chave da coisa pode ser que encontre na reeducação alimentar! Ainda não conhece ou não sabe por onde começar? Não se preocupe listamos 6 passos de como proceder em relação a toda essa mudança! 

1- Ter foco e um objetivo

Primeiro é necessário traçar um objetivo, o por quê de estar em busca de uma reeducação alimentar, se é por saúde, para curar uma doença, perder uma determinada quantidade de peso e manter o foco.

É preciso ter foco para conseguir atingir essa meta que você traçou e entender que para isso acontecer leva tempo e não ocorre do dia para a noite. O processo de adaptação na reeducação alimentar e os resultados que você ira conseguir são parte de um processo que você está construindo, por isso outro ponto importante precisa ser detacado aqui: paciência. Respeite seu tempo. 

2- Aprenda com o erro

Por ser um processo não tão rápido assim é normal que haja erros no meio da sua caminhada, mas o importante é aprender com a situação. Muitas pessoas, em busca da reeducação alimentar, acabam desistindo do novo estilo de vida porque cometeu deslizes como comer demais no jantar ou um final de semana completo de muito açúcar e gordura. Mas, calma! Volte para o seu foco, lembre o motivo e ter começado. 

3- Acompanhamento com um profissional 

Para que essa mudança acontece de uma maneira mais saudável, busque acompanhamento profissional seja de um nutricionista ou nutrólogo, será muito mais fácil seguir um novo caminho com as orientações certas e tirando todas as dúvidas. 

4- Comer de forma saudável 

Não se preocupe só com calorias, mas também com a qualidade nutricional dos alimentos que você está ingerindo. Evite alimentos processados e ultraprocessados, ao invés disso, priorize os in natura. 

Uma dica: Atenção à tabela nutricional dos alimentos!

Muitas vezes você que são light ou diet, por exemplo, e nem sempre será um alimento saudável que te ajudará a emagrecer. Fique de olho na quantidade de carboidrato e açúcares que estão contidos no alimento. 

5- Tchau sedentarismo!

Se está em busca de uma reeducação alimentar, dê atenção também à atividade física. Uma vida mais ativa ajudará nesse momento de mudança.

6- Alimentação consciente

Parece mero detalhe, mas alguns hábitos podem sim te ajudar neste momento. Opte por comer sentado à mesa, sem distrações como televisão ou celular enquanto come e também preste atenção na sua mastigação, se está sendo rápida demais. 

Todos estes passos te ajudarão a reeducar sua alimentação e seus hábitos de vida, além de proporcionar uma maior sensação de saciedade. Lembre-se, a perda de peso também é uma conta matemática, se você consome mais do que gasta a perda de peso não será tão favorável assim, podendo ocorrer o contrário: o ganho de peso. 

3 respostas

  1. adotar uma alimentação mais saudável estamos não só mantendo a forma mas sim ajudando o nosso corpo a suprir todas as vitaminas necessárias para seu bom funcionamento vale a pena investir na alimentação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se gostar do conteúdo compartilhe!

Posts Recentes

Categorias