Blog

DR. PEDRO HENRIQUE CARON

Transformando vidas!

Não consegue dormir? Apneia do sono pode ser motivo

Se você ronca, faz constantes ruídos na respiração ou até mesmo se engasga enquanto dorme, e se esses barulhos tem repetições de, pelo menos cinco vezes em uma hora, você pode estar com a apneia do sono. Esse transtorno muitas vezes não é percebido pela pessoa que tem, o que acontece são pausas nas vias respiratórias que acabam diminuindo o fluxo de ar no sangue e causando o desconforto.

Sintomas

Os principais sintomas da doença são, além do ronco, respiração muito ofegante, indisposição e sensação de sono o dia todo, dor de cabeça no período da manhã, sono muito agitado, sensação de estar sufocado ao dormir e dificuldades na concentração.

Os batimentos cardíacos são elevados devido a redução do oxigênio. Isso faz com que o sistema nervoso fique acelerado e contrai os vasos sanguíneos. O quadro é desencadeador de outros problemas, como pressão alta e arritmias.

Os tipos de apneia do sono

O tipo mais conhecido do transtorno é a chamada apneia obstrutiva, caracterizada pela falta do ar nas vias aéreas. Os músculos da garganta relaxam e ocasionam um bloqueio temporário da passagem do oxigênio.

Outro tipo da doença é a apneia central do sono. Ela ocorre devido a uma alteração cerebral responsável pelo processo respiratório. Em crianças, o transtorno se deve ao crescimento das amígdalas, que ficam na região da faringe ou das glândulas adenoides, localizadas no nariz.

Apneia e obesidade

O distúrbio pode contribuir para o ganho de peso, ocasionando a obesidade. Isso porque a apneia aumenta a gordura na região do abdômen além de tornar-se resistente ao hormônio responsável pela glicose, a insulina. Isso pode contribuir para o desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Alguns fatores podem ocasionar ou agravar o quadro, entre eles destacam-se o excesso de peso, o vício em cigarro (tabagismo), tumores, consumo excessivo de álcool e dormir com a barriga para cima.

Tratamento

O tratamento da apneia do sono se baseia na abertura das vias aéreas do paciente para que não ocorra problemas durante o sono. Aparelhos odontológicos ou máscara de pressão podem ser opções para melhorar o quadro. Entretanto, ter uma vida saudável, com uma rotina de exercícios físicos e alimentação balanceada são o primeiro passo para tratar a doença, principalmente quando o fator de risco é a obesidade. É importante consultar um médico caso haja suspeita da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Se gostar do conteúdo compartilhe!

Posts Recentes

Categorias